Tensão pré-menstrual (TPM)
O que é a TPM?
A tensão pré-menstrual (TPM) ou síndrome pré-menstrual (SPM) é uma condição que ocorre durante certos dia do ciclo menstrual, normalmente alguns dias antes da menstruação. O quadro é conhecido por afetar diferentes áreas, como a saúde física, o emocional e o comportamento.
Ainda, a tensão é muito em comum e afeta cerca de 85% das mulheres que menstruam. Vale salientar que a TPM é uma condição que apresenta reações diferentes para cada mulher, mas com similaridades.
É comum que o sintomas aparecem entre uma a duas semanas antes da menstruação e tendem a desaparecer quando a menstruação se inicia.
Ademais, há cientistas que acreditam que a tensão é causada por alterações dos níveis de hormônio sexuais e de serotonina.
Por exemplo, os níveis de estrogênio e progesterona aumentam em períodos do mês e causam alterações de humor, ansiedade e irritabilidade. Além disso, os níveis de serotonina controlam o humor.
Sintomas
Os sintomas da TPM são variados, mas, geralmente, apenas alguns são apresentados pela maioria das mulheres. Por conseguinte, os sintomas variam, também, de intensidade.
Desse modo a lista de sintomas e sinais se divide em dois principais grupos, que são:
Emocionais e comportamentais
- Ansiedade, irritabilidade, raiva e estresse.
- Alterações de humor, que variam do feliz para o deprimido.
- Crises de choro e maior sensibilidade emocional.
- Alterações de apetite e desejos por comidas específicas.
- Problemas de sono, como a insônia.
- Mudança na líbido, que pode aumentar ou diminuir.
- Problemas de concentração e isolamento social.
Físicos
- Dor de cabeça e fadiga.
- Dores musculares ou articulares.
- Dores e/ou inchaço na região dos seios (mastalgia).
- Alterações do peso, em razão da retenção de líquidos (inchaço).
- Crises de acne e aumento da oleosidade da pele.
- Diarreias, vômitos e enjoos.
- Dores abdominais, como cólicas.
Portanto, para certas mulheres os sintomas físicos são graves e fortes e afetam, de forma significativa, a qualidade de vida. No entanto, independente da gravidade desses sintomas, eles tendem a desaparecer, no máximo, depois de quatro dias após o início da menstruação.
Há um pequeno número de mulheres que apresentam sintomas incapacitantes todo o mês. Desse modo, essa forma mais grave de TPM é conhecida como transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM).
Assim sendo, a TDPM afeta cerca de 3 a 8% das mulheres com TPM e inclui um conjunto de sintomas mais graves relacionados ao humor, que são:
- depressão e distimia;
- alterações forte de humor;
- alta dificuldade de concentração;
- sensação de opressão;
- crises de raiva, ansiedade e tensão.
Causas
A TPM é quadro considerado normal e periódica para a maioria das pessoas. Todavia, os médicos não sabem ainda as causas exatas que desencadeiam essa condição.
Como já dito anteriormente, a maioria dos pesquisadores acreditam que as causas da TPM envolvem as alterações químicas que acontecem no corpo durante esse período, porém mais pesquisas e estudos precisam ser desenvolvidas nessa área para resultados mais precisos.
Entretanto, há condições que afetam a tensão e podem, até mesmo, piorar o quadro, mas não são os agentes causadores. Essas condições são:
- ser fumante;
- estar sob estresse elevado;
- ser sedentário;
- ter problemas de sono, como dormir pouco;
- beber altos níveis de álcool, sal, açúcar ou carne vermelha;
- estar com depressão.
Por fim, mulheres que possuem outras patologias, como enxaqueca, asma e alergias, podem ter os sintomas dessas doenças pioradas com a TPM.
A TPM e a Psicologia
Como visto nos tópicos anteriores, a TPM causa problemas emocionais e psicológicos e, em casos graves como da TDPM, pode afetar a qualidade de vida.
Não há tratamentos específicos para a cura da TPM. Afinal, se trata de uma condição considerada natural do ciclo menstrual da mulher.
Dessa forma, apesar de não haver uma cura para a tensão, os sintomas podem ser elevados com problemas psicológicos como a depressão, o estresse e a ansiedade.
A psicoterapia pode ser uma forma de auxílio para as mulheres que possuem transtornos psicológicos. Por exemplo, o tratamento para a depressão e para a ansiedade obtém resultados, na maioria dos casos, positivos por meio de sessões de terapia.
A terapia comportamental é uma das formas de terapia mais recomendadas e apresenta resultados duradouros.
Ainda, a terapia pode ajudar a mulher a entender mais suas emoções e perceber os sintomas da TPM com maior facilidade para, assim, poder lidar com eles de maneira mais leve.
Procure um profissional especializado para diagnósticos e a melhor forma de tratamento.
Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada, Asa Sul, Brasília – DF, Brasil.
Você deve estar logado para postar um comentário.