Pais superprotetores
Você são pais superprotetores?
Existe um limite, tênue, entre os pais que oferecem o cuidado necessário e os pais superprotetores.
Esse limite fica evidente quando os pais não permitem que a criança experiencie, por ela mesma, situações onde ela seja exposta ao êxito ou à frustração; contextos onde possa aprender novas habilidades; tentar e conseguir e, outras vezes, tentar e falhar.
É dessa forma que o seu filho vai aprender a administrar as emoções, lidar com os resultados de suas próprias escolhas, admirar a si mesmo, tornar-se autoconfiante e corajoso, entre outras habilidades.
Contudo, sabemos que a intenção é fazer o melhor para os filhos.
Mas, paradoxalmente, o efeito da superproteção acaba sendo o contrário.
Muitos pais, tendem a criar um mundo irreal para seus filhos, fazendo de tudo para poupá-los de perdas, frustrações, riscos, momentos difíceis.
Entretanto, isso dificulta o desenvolvimento de habilidades pessoais necessárias para o enfrentamento da vida.
Esse comportamento por parte dos pais tende a produzir filhos inseguros, com déficits comportamentais importantes e sem desenvolvimento da autonomia.
É importante encontrar o equilíbrio entre o cuidado e o padrão de superproteção. Na dúvida, vale consultar um especialista.
O Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada, Brasília oferece terapia infantil para o acompanhamento das crianças. Além disso, oferece tratamento para os pais superprotetores, psicoterapia individual.
Por isso, entre em contato e marque uma consulta. Fone: (61) 3242-1153
Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada, Asa Sul, Brasília – DF, Brasil
Você deve estar logado para postar um comentário.