Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse – Parte 2
Dando continuidade à apresentação do post anterior, conforme o trabalho de John Gottman seguem mais dois cavaleiros do apocalipse – indicadores do divórcio.
Assim sendo, o terceiro cavaleiro é o Desprezo. Ele se faz presente quando o desrespeito flagrante pelo(a) parceiro(a) passa a ser constante.
Comportamentos tais como: brincadeiras que geram a exposição do cônjuge; ironia; sarcasmo. Bem como a zombaria, são formas de desprezo.
Para sair dessa, há que se abandonar o padrão passivo-agressivo e adotar assertividade. Dessa forma, diga de forma clara o que incomoda, atendo-se ao comportamento e não à pessoa.
Aliás, há também que reformular o conceito de respeito na relação.
E o último cavaleiro é a Obstrução. Quando se deixa de responder, quando se busca afastamento emocional, quando se deixa de conversar ou quando se passa fugir das tratativas necessárias para os ajustes na relação.
De acordo com certos estudos, esse é o mais prejudicial dos comportamentos e que casais com esse padrão têm maior probabilidade de encerrarem o casamento.
A comunicação é essencial em qualquer relacionamento. Por isso, o diálogo, ainda que mediado por um profissional, é sempre necessário.
Um ou mais dos quatro cavaleiros têm tocado a campainha da sua casa? Ou já estão tomando café da manhã com vocês? Ou um possível divórcio já está a vista?
Caso esteja enfrentando problemas conjugais, procure o Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada, Brasília oferece terapia de casal para o acompanhamento do casal. E para auxiliar no desenvolvimento da relação conjugal saudável. Por isso, entre em contato e marque uma consulta. Fone: (61) 3242-1153
Por Fabio Caló, psicólogo.
Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada, Asa Sul, Brasília – DF, Brasil
Você deve estar logado para postar um comentário.