Terapia sexual: o que é, quando procurar e como funciona
A terapia sexual é um tipo de terapia projetada para ajudar indivíduos e casais a abordar fatores médicos, psicológicos, pessoais ou interpessoais que afetam a satisfação sexual.
Dessa forma, o objetivo da terapia sexual é ajudar as pessoas a superarem os desafios físicos e emocionais, que as impedem de ter um relacionamento satisfatório e uma vida sexual prazerosa.
Através da terapia sexual, você pode abordar assuntos como as preocupações sobre a função sexual, os sentimentos sexuais e a intimidade do casal, seja na terapia individual, terapia familiar ou na terapia de casal.
Uma vida sexual satisfatória, é saudável e natural. A intimidade física e emocional são partes essenciais do bem-estar. Quando a disfunção sexual ocorre, é difícil ter essa vida sexual satisfatória.
Dessa forma, esse tipo de terapia pode ser eficaz para indivíduos de qualquer orientação sexual e gênero.
A terapia sexual pode ajudá-lo a reformular seus desafios sexuais e aumentar sua satisfação sexual. Por isso, neste artigo você encontrará:
- Entenda o que é sexologia;
- O que é Terapia Sexual?;
- Quando procurar um terapeuta sexual?;
- Quais as disfunções sexuais tratadas pela terapia?;
- Os benefícios da terapia sexual para o relacionamento;
- Quais são os compromissos com o processo psicoterapêutico?;
- Dicas para melhorar a relação sexual e
- É possível fazer terapia sexual online?
Entenda o que é sexologia
De forma simples, a sexologia refere-se ao estudo científico da sexualidade humana. O estudo científico do sexo e da sexualidade, remonta ao período clássico grego no mundo ocidental e, ainda mais cedo, no mundo oriental.
Ao longo da história, a ênfase no estudo da sexologia tendeu a se concentrar nos resultados do sexo, e não na experiência da sexualidade. Áreas focais específicas para o estudo da sexologia, priorizaram principalmente a reprodução humana e a saúde sexual como tópicos de aprendizado e pesquisa.
O estudo do amor, emoções sexuais, relacionamentos humanos, resposta sexual humana, comportamento sexual criminoso, função sexual, prazer e realização sexual foram empreendimentos relativamente recentes no estudo científico da sexualidade.
O que é terapia sexual?
A terapia sexual é um tipo de terapia focada em melhorar a vida sexual e tratar as disfunções sexuais, como ejaculação precoce, ejaculação tardia, disfunção erétil, falta de interesse ou excitação sexual e o sexo doloroso (vaginismo e dispareunia).
Além disso, a terapia sexual trabalha as mudanças de hábito, como aprender a lidar com problemas impostos por interesses sexuais atípicos, como a chamada parafilia, que é a experiência intensa de excitação sexual por objetos, situações, fantasias e comportamentos anormais.
Pessoas transgênero também podem obter orientações na terapia sexual, para que o processo de transição seja acompanhado de perto com um profissional.
Ainda, a libido ou a sexualidade altamente hiperativa, falta de confiança sexual, recuperação de abuso sexual e questões sexuais relacionadas ao envelhecimento, doença ou incapacidade, também podem ser abordadas na terapia sexual.
Para quem é destinada a Terapia Sexual?
A terapia sexual se destina a qualquer pessoa, homem ou mulher, que tenha alguma dificuldade ou algum problema sexual, como algum tipo de desconforto, dor, ou alguma inconsistência no funcionamento sexual.
Dessa forma, a terapia sexual é indicada a pessoas que, por ventura, identifiquem alguma dificuldade no ato sexual.
Essa dificuldade pode ser física – dificuldade para que o ato se concretize ou uma dificuldade psíquica, como por exemplo quando há a presença de ansiedade ou medo diante da situação.
Como funciona uma sessão de terapia?
A terapia sexual é como qualquer tipo de psicoterapia. Nela, você trata a condição falando de suas experiências, preocupações e sentimentos.
Juntamente com seu terapeuta, você desenvolve mecanismos de enfrentamento para ajudar a melhorar suas respostas no futuro, para que você possa ter uma vida sexual mais saudável.
A cada sessão, seu terapeuta trabalhará para que você possua um melhor gerenciamento sobre suas preocupações que podem estar levando à disfunção sexual. Toda terapia, incluindo a sexual, é um ambiente de apoio e confiança.
Desse modo, na terapia sexual, destina-se proporcionar conforto e incentivo à mudança. Se o seu terapeuta suspeitar que a disfunção que você está enfrentando é resultado de uma preocupação sexual física, ele poderá encaminhá-lo a um médico especialista.
Qual é a duração das sessões?
Isso depende de como o terapeuta as conduz, qual é o seu estilo de abordagem e disposições. Entretanto, as sessões podem durar de 30 a 50 minutos.
O terapeuta pode aconselhá-lo a ter sessões semanais ou com menos frequência, como uma vez por mês, por exemplo.
Quais são os benefícios da terapia sexual?
Como todos os outros tipos de terapia, seu objetivo é tratar problemas emocionais e comportamentais. No tratamento, o terapeuta ajuda o paciente a refletir sobre seus problemas, encontrando novos meios de lidar com eles.
Com isso, o indivíduo pode promover mudanças profundas no seu modo de pensar, e melhorar sua vida significativamente.
Sendo assim, a terapia sexual também traz outros benefícios, como:
Desenvolve objetivos apropriados
Muitas das causas ocultas das várias disfunções sexuais existentes, podem ser simplesmente motivadas pela idade do paciente, e isso pode ser tratado durante o aconselhamento.
Sendo assim, cada caso terá uma solução específica. Dessa forma, objetivos serão estabelecidos para que a experiência sexual melhore, de acordo com as necessidades da pessoa.
Explora fantasias sexuais
O terapeuta sexual pode ajudar o paciente a explorar suas fantasias sexuais em um espaço seguro, além de manter o controle para preservar o que é fundamental e impedir que o verdadeiro foco da conversa se perca no caminho.
Além disso, o terapeuta também pode recomendar dicas e atividades que auxiliam na preservação do bem-estar sexual.
Ensina a prática da atenção plena
A prática da atenção plena é sobre ensinar o cérebro a ser menos defensivo e mais capaz de ouvir e responder ao que está acontecendo.
Também pode torná-lo mais receptivo à conexão genuína e mais presente física e emocionalmente, levando a uma melhor conexão sexual.
Dessa maneira, a prática da atenção plena melhora o fluxo de informações entre os sentidos e a consciência.
Explora formas alternativas de expressão sexual
A expressão sexual pode incluir atitudes como massagem sensual (chamada de massagem tântrica), masturbação mútua, brinquedos que melhoram o sexo e posições sexuais alternativas.
Ajuda no enfrentamento do tédio sexual
As vezes, um casal de longa data pode cair em uma rotina sexual monótona, o que pode esfriar o desejo.
A causa desse tédio sexual pode ser o excesso de trabalho, a falta de tempo, problemas financeiros e muita preocupação com os filhos, por exemplo.
O terapeuta pode apontar soluções que façam o clima esquentar novamente.
Quando procurar um terapeuta sexual?
Há várias razões pelas quais uma pessoa pode optar por procurar aconselhamento sexual, porém, ela é mais frequentemente recomendada para pessoas cuja qualidade de vida seja afetada por problemas na sexualidade.
Além disso, pessoas que tenham problemas com a intimidade dentro de um relacionamento, independente da idade ou sexo, também podem procurar a ajuda da terapia sexual.
Adolescentes confusos ou preocupados com questões sexuais, também podem procurar a ajuda de um terapeuta sexual em alguns casos.
Em certas situações, as pessoas participam da terapia sexual a curto prazo (embora em alguns casos, seja necessária uma abordagem contínua ou a longo prazo do aconselhamento).
Sendo assim, um plano de tratamento específico dependerá fortemente das necessidades individuais da pessoa ou do casal em terapia.
Quais são as disfunções sexuais tratadas pela terapia?
Sabe-se que casos de disfunção sexual são muito comuns, afinal, homens e mulheres relatam experimentar pelo menos algum tipo de disfunção durante a vida.
Por isso, podem estar entre essas disfunções:
- disfunção erétil;
- baixa libido;
- falta de interesse sexual;
- ejaculação precoce;
- baixa confiança;
- falta de resposta ao estímulo sexual;
- incapacidade de atingir o orgasmo;
- libido excessiva;
- incapacidade de controlar o comportamento sexual;
- pensamentos sexuais angustiantes e
- fetiches sexuais indesejados.
Os benefícios da terapia sexual para o relacionamento
O fato de uma pessoa iniciar uma relação com outra, e o funcionamento sexual seguir muito bem, não quer dizer que essa situação será mantida para sempre.
Portanto, procurar um profissional mesmo estando bem sexualmente, pode ser interessante, já que algumas orientações que partem do terapeuta podem garantir benefícios para a qualidade da vida sexual.
Entre esses benefícios, estão:
- a melhora na comunicação do casal;
- dias mais harmoniosos;
- a melhora na saúde física de ambos;
- aumento da confiança e
- aumento da intimidade.
Quais são os compromissos com o processo psicoterapêutico?
Um terapeuta sexual o ouvirá descrever seus problemas e avaliará se a causa provavelmente é psicológica, física ou uma combinação dos dois.
Dessa maneira, por ser uma conversa tão íntima, a sessão de terapia é extremamente confidencial, sendo esse o principal compromisso do psicoterapeuta com o paciente.
Entretanto, mesmo que você possa consultar um terapeuta sexual sozinho, se o seu problema também afetar o seu parceiro(a), talvez seja melhor que os dois compareçam.
Conversar e explorar suas experiências ajudará você a entender melhor o que está acontecendo e quais são os motivos.
Além disso, o terapeuta também pode lhe dar exercícios e tarefas para fazer com seu parceiro(a) no tempo livre, tornando essas atividades compromissos importantes para o sucesso da terapia.
Uso de medicações no tratamento da terapia sexual
Mesmo que não seja muito comum, há casos em que medicações facilitadoras são indicadas, como medicamentos para a capacidade eretiva, no caso dos homens e, por vezes, para as mulheres, medicações de naturopatia, que melhoram condições de desejo e aumentam o nível de testosterona.
Há casos de mulheres que possuem problemas de lubrificação, então há, necessariamente, a prescrição de hormônio para que o problema seja solucionado. Muitas vezes, também é feita uma avaliação médica.
Dessa forma, quando medicamentos são recomendados, essa prescrição não parte de terapeutas sexuais e psicólogos, somente quando o terapeuta sexual também for médico.
Dicas para melhorar a relação sexual
Aqui estão algumas dicas comuns para ajudar qualquer paciente a viver momentos de bem-estar sexual.
1. Faça atividades físicas
O treinamento aeróbio também pode auxiliar no desempenho sexual. Corridas, natação, ciclismo, pular corda ou qualquer atividade física que promova adaptações no sistema cardiorrespiratório – respeitando o nível de condicionamento de cada praticante, é extremamente benéfico para a vida sexual.
Dessa forma, ambos se mantêm saudáveis e com o bom funcionamento dos sistemas relacionados com o sexo. Nesse caso, refere-se ao sistema cardiovascular, endócrino e nervoso-central.
2. Busque o autoconhecimento
A busca pelo autoconhecimento também carrega consigo um desenvolvimento de autoestima, que é uma área mais ampla e genérica.
Logo, conhecer o próprio corpo, sem dúvida alguma, ajuda a melhorar o desempenho sexual, pois você aprende a entender quais são os pontos mais sensíveis e prazerosos do seu corpo.
3. Identifique compatibilidade com seu parceiro(a)
Na hora da escolha de parceiros é sempre importante que as pessoas identifiquem a compatibilidade.
Não só em relação a questão do funcionamento sexual, mas também em termos de comunicação, de interesse e diálogo, porque o sexo não começa no momento em que as pessoas vão para a cama.
Ele começa a partir do momento em que você olha a outra pessoa com admiração, com vontade e com desejo.
4. Busque ajuda profissional
Buscar ajuda profissional e começar a fazer terapia só lhe trará benefícios!
Esqueça qualquer tipo de preconceito ou medo, e se permita experimentar enxergar a vida, seus conflitos e alegrias, com outros olhos.
Sem dúvida alguma, você começará a perceber as melhorias ao longo das sessões e não se sentirá arrependido se escolher um bom profissional e se engajar de verdade no processo terapêutico.
É possível fazer terapia sexual online?
A sexualidade é uma parte essencial da identidade humana. As dificuldades sexuais vão direto ao cerne do relacionamento de um indivíduo.
Por isso, se você deseja iniciar a terapia sexual mas prefere que ela seja realizada remotamente, não pense duas vezes! É possível sim, fazer terapia sexual online – tanto individualmente, quanto junto ao seu parceiro(a).
Desse modo, se você está tendo problemas no quarto, a terapia sexual online também pode ajudar, afinal, os terapeutas sexuais são treinados para ajudar indivíduos e casais a melhorar sua satisfação no momento do sexo.
Assim sendo, se você estiver passando por maus momentos em relação à sua vida sexual, considere iniciar esse tipo de terapia.
Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada, Asa Sul, Brasília – DF, Brasil.
Terapia Sexual
O que é a Terapia Sexual?
A terapia sexual é o tratamento das disfunções ou inadequações sexuais. Portanto, caso perceba algum indício de disfunção sexual, procure um terapeuta sexual.
Como exemplo de disfunções sexuais no homem, pode-se citar a disfunção erétil, a ejaculação prematura e o transtorno orgásmico. Já para as mulheres, exemplos de disfunções sexuais podem ser a falta de desejo sexual e a anorgasmia.
Aliás, outros problemas sexuais, tais como as parafilias (desvios sexuais) e transtorno de identidade de gênero, também podem ser tratados pela terapia sexual.
A sexualidade humana é um fenômeno complexo onde estão presentes fatores biológicos, psicológicos e socioculturais. Por isso, na identificação e definição das disfunções e desvios do comportamento sexual, está presente a multideterminação.
Disfunções Sexuais E Parafilias
As disfunções sexuais relacionam-se ao intercurso sexual em uma das seguintes fases: (1) desejo, (2) excitação, ou (3) orgasmo.
As parafilias ou desvios sexuais são os comportamentos sexuais que se dirigem a objetos ou eventos que escapam à normas socialmente aceitas e estabelecidas. O fetichismo, o masoquismo e a pedofilia se enquadram neste grupo.
Essas classificações são meramente descritivas e diagnósticas. Isto é, servem mais aos profissionais para fins de registro. Para cada um dos problemas sexuais acima citados, é importante o levantamento detalhado do histórico da pessoa que os vivencia.
Perceba a importância de procurar um profissional especializado. Por isso, os psicólogos do Inpa têm como diferencial o trabalho em sexualidade com base na terapia comportamental. Terapia essa que se destaca de outras abordagens pela eficiência e rapidez na produção de resultados.
Essa abordagem busca:
- O levantamento detalhado da história de vida de cada cliente;
- A relação dessa história com o desempenho sexual;
- A identificação das variáveis presentes e mantenedoras do problema e
- A intervenção com técnicas especificas da terapia sexual.
Por exemplo, uma história de vida que tenha produzido inibição sexual para uma mulher pode ser determinante de um quadro de ausência de orgasmo.
Além disso, como determinantes presentes e mantenedores das disfunções, pode-se citar o conflito na relação conjugal e/ou a falta de comunicação entre o casal.
Terapia Sexual Em Brasília
No Inpa, a formulação clínica sobre as dificuldades sexuais do cliente de terapia sexual é feita de forma individualizada, adequando-se as técnicas de intervenção ao tratamento específico, o que acelera a resolução do problema e previne recidivas.
Além disso, se você é psicólogo ou estudante de Psicologia, conheça o nosso curso de extensão online Terapia Sexual na Clínica Comportamental.
Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada, Asa Sul, Brasília, DF
Desculpe, comentários para esta entrada estão fechados no momento.
Terapia Sexual
O que é a Terapia Sexual?
A terapia sexual é o tratamento das disfunções ou inadequações sexuais. Portanto, caso perceba algum indício de disfunção sexual, procure um terapeuta sexual.
Como exemplo de disfunções sexuais no homem, pode-se citar a disfunção erétil, a ejaculação prematura e o transtorno orgásmico. Já para as mulheres, exemplos de disfunções sexuais podem ser a falta de desejo sexual e a anorgasmia.
Aliás, outros problemas sexuais, tais como as parafilias (desvios sexuais) e transtorno de identidade de gênero, também podem ser tratados pela terapia sexual.
A sexualidade humana é um fenômeno complexo onde estão presentes fatores biológicos, psicológicos e socioculturais. Por isso, na identificação e definição das disfunções e desvios do comportamento sexual, está presente a multideterminação.
Disfunções sexuais e Parafilias
As disfunções sexuais relacionam-se ao intercurso sexual em uma das seguintes fases: (1) desejo, (2) excitação, ou (3) orgasmo.
As parafilias ou desvios sexuais são os comportamentos sexuais que se dirigem a objetos ou eventos que escapam à normas socialmente aceitas e estabelecidas. O fetichismo, o masoquismo e a pedofilia se enquadram neste grupo.
Essas classificações são meramente descritivas e diagnósticas. Isto é, servem mais aos profissionais para fins de registro. Para cada um dos problemas sexuais acima citados, é importante o levantamento detalhado do histórico da pessoa que os vivencia.
Perceba a importância de procurar um profissional especializado. Por isso, os psicólogos do Inpa têm como diferencial o trabalho em sexualidade com base na terapia comportamental. Terapia essa que se destaca de outras abordagens pela eficiência e rapidez na produção de resultados.
Essa abordagem busca:
- O levantamento detalhado da história de vida de cada cliente;
- A relação dessa história com o desempenho sexual;
- A identificação das variáveis presentes e mantenedoras do problema e
- A intervenção com técnicas especificas da terapia sexual.
Por exemplo, uma história de vida que tenha produzido inibição sexual para uma mulher pode ser determinante de um quadro de ausência de orgasmo.
Além disso, como determinantes presentes e mantenedores das disfunções, pode-se citar o conflito na relação conjugal e/ou a falta de comunicação entre o casal.
Terapia sexual em Brasília
No Inpa, a formulação clínica sobre as dificuldades sexuais do cliente de terapia sexual é feita de forma individualizada, adequando-se as técnicas de intervenção ao tratamento específico, o que acelera a resolução do problema e previne recidivas.
Além disso, se você é psicólogo ou estudante de Psicologia, conheça o nosso curso de extensão online Terapia Sexual na Clínica Comportamental.
Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada, Brasília, DF.
Você deve estar logado para postar um comentário.
Você deve estar logado para postar um comentário.