Atitudes agressivas nos líderes e transtornos psiquiátricos na equipe
Atitudes agressivas nos líderes aumentam chances de transtornos psiquiátricos na equipe.
A conclusão é apresentada em um relatório elaborado pelo National Institute for Health and Clinical Excellence (Nice), da Grã-Bretanha.
De acordo com os pesquisadores, a postura negativa dos chefes representa o maior risco à saúde mental dos trabalhadores.
Conforme os dados da pesquisa, perde-se cerca de 13 milhões de dias de trabalho por ano em função destes transtornos. O que tem custado cerca de US$ 46 bilhões por ano ao país.
Tais como: comentários de aprovação; outros tipos de recompensas sociais por um trabalho bem feito; horários de trabalho mais flexíveis, entre outras.
Dessa forma, a prevalência de transtornos psiquiátricos ligados ao estresse e ansiedade é bem maior em ambientes comandados por pessoas agressivas ou negativistas.
O relatório recomenda também que os empregadores invistam em treinamentos para seus gerentes e líderes.
De tal forma que, desenvolvam-se as competências comportamentais necessárias para lidarem adequadamente. Mesmo que o ambiente repasse demandas geradoras de estresse na organização.
Assim sendo, os demais colaboradores devem ser orientados a como podem se desenvolver profissionalmente. Além de receberem apoio de seus líderes para investirem na carreira.
Portanto, um ambiente organizacional saudável e aberto ao diálogo tende a diminuir a incidência de transtornos psiquiátricos na equipe.
Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada, Asa Sul, Brasília – DF, Brasil
Você deve estar logado para postar um comentário.