O que é acupuntura?
O que é acupuntura?
A acupuntura é uma técnica milenar da medicina tradicional chinesa, caracterizada pelo o uso de agulhas em lugares específicos do corpo. Considerada um patrimônio da humanidade pela UNESCO, a acupuntura é considerada um pseudociência por não se basear nos conhecimentos científicos tradicionais do ocidente. Acredita-se que os primeiros registros da técnica são de 200 a.C., encontrados no livro chinês Nei Jing.
Mesmo com esse título, hoje existem estudos que comprovam a eficiência da técnica em dores musculares e problemas psicológicos. Isso se deve porque quando a agulha é colocada nos pontos específicos, ela estimula terminações nervosas, que geram mensagens levadas até o sistema nervoso central. O sistema nervoso, por sua vez, libera neurotransmissores, que desencadeiam efeitos analgésicos e anti-inflamatórios. Além disso, os neurotransmissores tem uma ação moduladora sobre os sistemas endócrino e imunológicos, e as emoções.
Para que serve
O principal objetivo da acupuntura é restabelecer o equilíbrio do corpo e facilitar o fluxo das energias corporais. Ademais, as técnicas utilizadas na acupuntura podem melhorar o funcionamento sistema imunológico. Dessa forma, a técnica chinesa pode ser utilizada no tratamento de:
- Problemas bucais: gengivite, bruxismo, faringite ou dores depois de uma extração;
- Doenças respiratórias: asma, rinite, bronquite, sinusite ou resfriado comum;
- Distúrbios do sono: insônia e agitação;
- Problemas gastrointestinais: prisão de ventre, gastrite, úlcera duodenal ou excesso de acidez no estômago;
- Doenças oftalmológicas: catarata e conjuntivite;
- Problemas ortopédicos: artrite reumatoide, dor ciática, lombalgia ou inflamação nos tendões;
- Problemas neurológicos: enxaqueca, tiques nervosos ou dor de cabeça.
A acupuntura é muito utilizada também em tratamentos de alergias e distúrbios emocionais, como ansiedade e depressão. Ademais alguns oncologistas recomendam para os seus pacientes que fazem sessões de quimioterapia a acupuntura, para evitar ou diminuir as ânsias de vômito, náusea e vômito causados pelo tratamento.
Por fim, é comum que mulheres grávidas façam sessões de acupuntura para reduzir os efeitos da mudança de hormônios da gravidez, e aliviar as dores causadas pelo peso da barriga.
Quem pode aplicar as técnicas da acupuntura?
A acupuntura veio para o Brasil no início do século XX, com o imigrantes japoneses. Em 1985, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapias Ocupacionais foi o primeiro conselho a reconhecer a técnica como um método de tratamento e especialidade médica.
A profissão de acupunturista é regularizada no Brasil, e por lei, profissionais da área de saúde, como médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, além de pessoas com diploma de graduação ou técnico de acupuntura podem realizar tal técnica.
Tipos
A acupuntura não consiste só no tratamento feito com as agulhas. Portanto, existem outros tipos de acupuntura que são recomendados dependendo da doença ou motivo.
Acupuntura clássica
Essa é a acupuntura mais conhecida. Ela é feita de maneira mais sistêmica e utiliza a aplicação de finas agulhas, com a espessura de aproximadamente dois fios de cabelo humano. Essas agulhas vão em diferentes profundidades da pele, estimulando as zonas do corpo e melhorando o fluxo de energia do organismo.
Acupuntura auricular
A acupuntura auricular, ou auriculoterapia, consiste na aplicação de finas agulhas ou semestes de mostarda em pontos específicos da orelha. Segundo os acupunturistas, a orelha tem mais de 100 pontos que refletem no funcionamento dos órgãos e, aplicando essa técnica, esses pontos são estimulados, melhorando o equilíbrio energético do corpo. A eficiência da acupuntura auricular já foi comprovada em casos de dores nas costas, que em poucas sessões já diminuem.
Eletroacupuntura
A eletroacupuntura é uma técnica em que a estimulação é feita com um aparelho que tem finas agulhas acopladas nos eletrodos, que, por sua vez, emitem impulsos elétricos. Esse tipo de acupuntura é recomendada em diversos casos entre eles:
- dores na coluna,
- hérnia de disco,
- dores e tensões musculares,
- fibromialgia,
- problemas para dormir.
Ainda, a eletroacupuntura pode auxiliar na redução do estresse e da ansiedade. Por fim, outro benefício dessa técnica de acupuntura é na obtenção de analgésico para cirurgias e patologias encefálicas.
Acupressão
Essa técnica de acupuntura é feita aplicando pressão nas pontas dos dedos das mãos e dos pés. Ademais, a acupressão tem os mesmo efeito que a acupuntura clássica, e por não usar agulhas, é recomendada para bebês, crianças e tratamento de doenças leves.
Moxibustão ou Moxabustão
A moxibustão é um tipo de acupuntura caracterizada pela combustão de uma erva chamada moxa (Artemisia Vulgaris) nos pontos da acupuntura. A combustão estimula os pontos específicos da acupuntura e pode aliviar dores em diversas partes do corpo, de forma indolor e simples.
Cupping
A técnica de cupping ou ventosa é feita com a aplicação de pressão negativa nos pontos da acupuntura, usando jarras ou xícaras aquecidas. Essa acupuntura consiste na liberação do fluxo de Qi e Xue (sangue), por meio da sucção gerada pelas jarras ou xícaras.
Ventosaterapia
A ventosaterapia é feita com a aplicação de ventosas no corpo. Por meio dessas ventosas, é realizada uma sucção da musculatura e da pele. Essa técnica estimula circulação de sangue e é muito usada para tratamento de dores na lombar. No entanto, a ventosaterapia é recomendada em tratamentos de gastrite, artrite, gripes, resfriado, e pressão alta ou baixa.
Acupuntura e Psicologia
A acupuntura pode ser utilizada em tratamentos de transtornos psicológicos, como a depressão e a mania. Muitas vezes, o psicólogo encaminha o paciente para um acupunturista para que a técnica chinesa auxilie no tratamento psicológico.
As técnicas de acupuntura também são recomendadas no tratamento de enxaqueca, insônia, raiva, e ansiedade, já que trazem um certo relaxamento para o paciente.
Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada, Asa Sul, Brasília – DF, Brasil.
Você deve estar logado para postar um comentário.